segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Apresentação do pre-projecto

A semana passada apresentámos o nosso pré-projecto à turma, que se mostrou bastante receptiva. Hoje, queremos também partilhar a nossa apresentação convosco para que fiquem a "par" daquilo a que nos propomos, neste ponto de partida para um ano que se adivinha de muito trabalho...

Apresentação Pré-Projecto "De Olhos na Fome"

apresentacao ap

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Em tempos de crise... Boas Noticias!


Apesar dos tempos serem de crise, os alunos da Escola Secundária de Bocage e os Portugueses em geral, deram provas de grande solidariedade e mobilização.
Na nossa Escola, ao fim de dois dias de recolha, conseguimos angariar 250 kg de géneros alimentares, já que muitos alunos se mostraram receptivos colaborando connosco. Para eles, o nosso maior agradecimento! Não podemos, no entanto, deixar de fazer referência a uma acontecimento infeliz da nossa campanha, que foi o facto de os professores e funcionários em geral não se mostrarem muito solidários; na sala dos professores, a campanha estendeu-se por três dias, face à pouca contribuição existente, e , ainda assim, mesmo com todos os apelos à sua ajuda, o contributo foi escasso. Mas, no rescaldo da campanha, fazemos um saldo positivo, já que tivemos uma grande colaboração por parte dos alunos!
Em termos nacionais, também houve óptimas noticias já que, na campanha do último fim de semana , os Bancos Alimentares contra a Fome angariaram 2.498 toneladas de alimentos. Um facto impressionante é que este ano se conseguiram 46 toneladas a mais que no ano anterior, o que só foi possível com a colaboração de todos, com destaque para os voluntários que, com o seu empenho, conseguiram construir esta extraordinária rede de solidariedade que irá chegar brevemente aos mais carenciados.


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Visita ao Banco Alimentar

Na passada sexta-feira, dia 27 de Novembro, o nosso grupo deslocou-se ás instalações do Banco Alimentar com objectivo de conhecer melhor o trabalho da instituição com a qual estamos a colaborar.
Primeiramente importa referir que fomos muito bem recebidos, tanto pelos voluntários que lá se encontravam como pelos responsáveis da campanha, um dos quais se disponibilizou a mostrar-nos as instalações, ao mesmo tempo que nos explicou ao pormenor o funcionamento do Banco Alimentar Contra a Fome.
Assim podemos verificar numa primeira observação, que estava a ser feito um esforço extra devido à proximidade da campanha. Posteriormente foram-nos transmitidas informações que passamos a partilhar convosco:
- o Banco Alimentar da Região de Setúbal alimenta cerca de 27.000 pessoas ligadas a instituições, e abrange toda a região, bem como, a cidade de Odemira;
- Apoiam, ao longo do ano, mais de 1.400 instituições em Portugal e abrange já cerca de 216.000 pessoas a nível nacional;
- Este ano, as contribuições da Comunidade Europeia duplicaram relativamente ao ano anterior;
- A ideia Americana do Banco Alimentar, foi trazida para Portugal em 1992, com a abertura do Banco Alimentar contra a Fome de Lisboa;
- A ajuda alimentar é efectuada de duas maneiras, respectivamente, através de cabazes de produtos alimentares entregues às familias, e também da confecção de alimentos servidos nas instituições de solidariedade, ou entregues a sem-abrigos;

Ficamos ainda a saber que o Banco Alimentar procura ajudas improváveis, como o seu mais recente projecto, denominado de Horta Solidária. Este é desenvolvido em parceria com os estabelecimentos prisionais de Setúbal e de Pinheiro da Cruz, em terrenos livres dos estabelecimentos,e vai não só promover actividades de cariz laboral entre os reclusos e produzir legumes e frutas. Os produtos hortícolas vão ser entregues ao Banco Alimentar de Setúbal e posteriormente distribuidos pelas familias mais carenciadas.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O que te pedimos é que tentes !

É já amanha que se vai realizar a nossa campanha de recolha de alimentos! E quando dizemos nossa, é minha, tua , de todos nós, por isso, pedimos-te que te juntes a esta causa e que tragas qualquer tipo de alimento não perecível, em especial leite, e entregues na sala dos alunos ou dos professores, para que juntos consigamos ajudar as pessoas que mais precisam.

Falando neste assunto, hoje, decidimos partilhar contigo a seguinte frase de Geraldo Eustáquio : " Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido". Por isso, nós vamos tentar, nós tomámos a iniciativa, cabe-te a ti tentar também! Não fiques indiferente a esta causa!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sensibilização para a Campanha


Estamos empenhadas em fazer uma recolha de alimentos junto da nossa comunidade escolar, e para o efeito, elaborámos estes cartazes que serão afixados na nossa escola numa fase de pré-campanha, com a finalidade de sensibilizar os nossos colegas e professores para, posteriormente, contribuirem para a mesma!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Novembro - Mês do Banco Alimentar


Chegámos a Novembro!

E é já nos dias 28 e 29 que se realiza a campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, por isso, decidimos também nós, "por mãos à obra" e dedicar este mês a todo o projecto desenvolvido pelo Banco Alimentar.

Assim, à medida que o mês for avançando, iremos abordar as várias iniciativas realizadas pelo B.A, os seus objectivos e a forma como trabalha uma instituição baseada no voluntariado; iremos, principalmente dar destaque à divulgação da campanha a realizar no fim do mês, promovendo-a na nossa comunidade educativa, e actualizando o blogge regularmente.

Esperamos, com isto, conseguir ajudar esta causa!



segunda-feira, 26 de outubro de 2009



Com vista a erradicar a pobreza na região

Grupo multifacetado identifica problemas e propõe soluções



"As problemáticas da imigração, dependências, crianças e jovens em risco, idosos, portadores de deficiência e desemprego, foram debatidas num encontro de organizações sócio-educativas e/ou de solidariedade social da região de Setúbal, por ocasião do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.
Técnicos e dirigentes de dezoito organizações sócio/educativas e/ou de solidariedade social da região de Setúbal, reuniram na passada sexta-feira, a propósito do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. (...)"

in "O Setubalense", Arquivo: edição de 21-10-2009

Uma Boa Ideia

Sendo a fome um problema constante na nossa Sociedade, há outros temas que estão na "ordem do dia", como por exemplo, a violência nas praxes académicas. Assim, na procura de soluções para estes dois problemas, achamos que acções como as dos alunos da Escola Superior Agrária de Bragança, têm um papel crucial.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pelos olhos da fome

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram. "
Nelson Mandela
Em pleno século XXI, com o Mundo a evoluir a uma velocidade constante e alucinante, é suposto que todos nós tenhamos as necessidades básicas, da qual faz parte a alimentação, garantidas. No entanto, a verdade é que, ainda existe uma grande percentagem da população que continua a passar fome; Percentagem esta que é maior do que muitos de nós pensam, e muito maior do que deveria realmente ser, numa sociedade que se diz tão evoluída.
Foi com esta preocupação, e com a consciência de que há instituições cujo trabalho é crucial para o combate a este problema, que surgiu a ideia de trabalhar o tema da “Fome no Mundo”. Deste modo, primeiramente, tencionamos sensibilizar as pessoas para o aumento da fome no Mundo, ainda para mais num período de crise como o que enfrentamos, em que começam a surgir “novos pobres”, uma pobreza mais disfarçada e talvez por isso, mais difícil de combater. E, por falar em combater o problema, queremos ainda, com o nosso trabalho, divulgar como funcionam as instituições de caridade, como o banco alimentar ou a AMI, de que forma estas instituições chegam efectivamente às pessoas, e quais são as suas principais preocupações e projectos.